quinta-feira, 16 de maio de 2013

O rescaldo.

Isto tem sido um corrupio de leitura no facebook por causa do jogo de ontem. Já li um pouco de tudo, coisas boas, outras menos boas e até ao mais extremista de todos e ele ao ler isto vai rir de certeza que acabou com amizades virtuais do seu leque de seguidores.
O futebol tem esta causa/efeito que muito poucos por mais estudo que façam jamais conseguirão compreender. 
Na retina ficou me um texto de alguém que escreveu um pouco sobre as rivalidades e em que me revi totalmente. 
A maioria fica chocada quando o seu clube perde a nível de competições Europeias e os rivais internos torcem pela equipa Estrangeira, que mal tem isso?, é um crime?, deixamos de ser menos Portugueses por isso?. Será que os adeptos do Arsenal de Londres não torceram pelo Benfica, os do Liverpool, Manchester e por ai fora. Não estou a ver os adeptos da Lazio a torceram pelo seu eterno rival contra um clube estrangeiro, a Roma, nem tão pouco os do Barça a torcerem pelo Real Madrid,isso então fazia me rir até desmaiar. 
Quando ganhamos o gosto por este desporto delicioso fazemos uma opção clubística, essa porventura irá até a morte, das poucas coisas que nunca mudamos na vida infelizmente. Nela iremos ter alegrias, desgostos e outras sensações que nos proporcionam momentos únicos de serem vividos, diversão e desilusão acima de tudo. 
Se queremos patriotismo como muitos defendem e eu nisso respeito todas as opiniões, fazemo-lo quando joga a selecção Nacional de futebol, ai concordo com essa famosa frase do patriotismo desenfreado, torcer pelo seu próprio país. O futebol não é o ultramar nem nada que se assemelhe a isso. É apenas o trabalho de muitos homens e mulheres que divertem outros tantos, e nunca devemos esquecer esta parte. Patriotas foram esses que deram a vida por Portugal e temos muito pouco respeito por eles infelizmente. Desculpem este aparte mas foi uma dica expontânea, fico revoltado quando me lembro que tantos perderam a vida para tão pouco. 
Eu tenho dois clubes e até gosto mais daquele que joga nas divisões inferiores, tenho muita pena mesmo de no meu País não ser como Inglaterra. Preferia mesmo que fossemos muito mais bairristas, fossemos do clube da nossa terra mas também percebo que Portugal é um País bem mais pequeno, que em cada canto existe um clube o que dispersa as pessoas. 
Ao escrever este texto não quer dizer que não apoie os Clubes Portugueses,que fique triste se ganharem, coisa que não faço mas também não fico triste se os clubes pelos quais não torço perderem, isso é óbvio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário