O Mundo um dia teve de arranjar um pretexto para homenagear aqueles que fazem da mentira o seu negócio de vida.
Todos os anos neste dia os mentirosos tiram férias, quase como tirar um peso das costas pois isto de ser mentiroso não é nada fácil.
Ultimamente tenho conhecido alguns mentirosos, alguns com arte e mestria, outros nem por isso, diria mesmo que são mendigos da mentira. Os mentirosos com arte até os consigo admirar pois sinto que deve ser difícil sabermos que estamos a mentir mas que no desenrolar da mentira até nós próprios iremos acreditar nela.Os políticos por exemplo devem encaixar-se neste meu perfil de mentiroso. Estes são certamente estudiosos da mentira, aplicam-na nos momentos e locais certos, falam com certeza absoluta e tiram o máximo proveito dela. Vamos agora falar dos mendigos da mentira, esses nojentos em que a frase famosa da mentira tem perna curta encaixa que nem uma luva nas suas histórias. São normalmente seres vaidosos, com uma auto estima elevada e que normalmente todos os que andam em seu redor rondam a sua figura também ela vestida de mentira. Infelizes por natureza passam os dias a mentir a eles mesmos e a arranjar soluções para as suas mentiras encaixarem no seu quotidiano. Normalmente as mentiras destes mendigos são descabidas e despropositadas, de perna curta e o alcance da mentira tem curta duração. Normalmente também mete outros em xeque pois este tipo de mentiroso tem medo de morrer sozinho com a culpa. Obriga outros também a mentir por ele e a colaborar nas suas pobres historias. Quando é descoberto vai sempre pelo caminho mais fácil, o da fuga, foge como um rato assustado, mente sobre as suas mentiras e depois continua a mentir mas noutro lugar tornando a sua vida um ciclo vicioso de mentiras. O problema destes mendigos é que o mundo é demasiado pequeno para tantas mentiras e elas circulam há velocidade da luz, no entanto a mãe verdade irá sempre tentar repor as histórias verdadeiras como o mais nobre cavaleiro faz em qualquer batalha ou guerra.
Queria mesmo assim desejar boas férias a estes senhores da mentira e dizer lhes que o tempo passa depressa, que amanhã essas mesmas férias terminam e a mãe verdade começa de novo as suas rondas em torno da sua consciência.
Boa semana para todos os caçadores de mentirosos e mesmo até para os mentirosos pois e volto a frisar que viver de mentiras é muito complicado e triste.
Sem comentários:
Enviar um comentário