Hoje reparei num post do facebook que despertou mais a minha atenção que todos os outros. O José é um jovem como tantos outros que neste momento está desempregado já faz algum tempo. Tal como todos nós gostava de depender de si mesmo para fazer a sua vida, entrou em greve de fome como forma de protesto com o que está a acontecer a muitos jovens do País.Ele como qualquer pessoa merece o futuro digno que sempre almejou e que nem sempre se consegue ter.
Já li a reportagem toda mas o que mais me choca são os comentários que se fazem ao caso do José.
Se a maior parte são comentários de incentivo à coragem do José, outros são de algum repúdio pelo facto do José ter tomado esta atitude.
Estes casos tocam-me um pouco porque nunca pensei ver o meu País neste estado. Ouvir hoje o soneca do Vítor Gaspar ainda me deu mais revolta. O seu discurso é tão monótono que levou milhares de Portugueses a dormir uma bela sesta. Ao fim ao cabo acho que é mesmo isso que eles nos tem feito e nós caímos que nem os patinhos. Já sabíamos de antemão que se não atingíssemos com os objectivos propostos pela Troika que eles iriam alargar o prazo para cumprirmos o objectivo. Isso é mais que óbvio pois até uma criança o sabe.
Voltando ao caso do José acho que deveriam ser congelados alguns cursos para que não exista mais oferta que emprego, alertando e fazendo um aconselhamento rigoroso e capaz aos jovens para aquilo que o País precisa em mão-de-obra.Penso que isso tem sido um dos muito graves problemas que afecta o País e que vai enchendo os bolsos das faculdades privadas e do estado. Parece que se faz produção em massa de algumas profissões neste País.
Podemos até falar do sonho de criança que era ser isto ou aquilo mas os sonhos infelizmente não metem comer em cima da mesa nem pagam contas.
Todos temos as nossas maneiras de lutar, uns vão juntar-se a nós e outros vão sempre reprimir as nossas ideias, foi e será sempre assim. Não sou nem serei apologista de lutas que possam prejudicar outros, não me revejo em incendiar nem destruir aquilo que não é meu, para isso já basta aquela corja de bandidos que se senta na Assembleia da Republica e que beija o anel do "Padrinho" Cavaco Silva, esse sim um dos maiores culpados pelo que acontece neste País.
Ao José a minha profunda admiração pela tua forma de luta pois só te prejudicas a ti e aos teus mas irás alertar muitos mais pela tua coragem. Boa sorte para ti e que tenhas o futuro digno que tanto almejas conquistar.
http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/4529/jose-28-anos-esta-em-greve-de-fome-ate-conseguir-emprego#.UE9GIamY1sY.facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário