Li que a auto estima é uma avaliação que temos de nós próprios. Se o assim é penso também que está ao alcance de todos tê-la no sitio certo, nos momentos acertados.
As pessoas inseguras normalmente são as que tem menor quantidade de auto estima mas isso ganha-se porque infelizmente o ser humano tem faro para saber tirar aproveitamento daqueles que por vezes mais fracos em relação a si mesmos.
Detesto pessoas que o fazem, não só porque quem o faz por vezes tem mais receios que os outros ou então porque sente o seu pedestal a ser abanado. Sempre me ensinaram que devemos respeitar o próximo, quer seja em relações profissionais ou pessoais. Em termos pessoais porque só podemos tirar o melhor de uma pessoa quando ela se sente verdadeiramente livre e desinibida. Isto consegue-se simplesmente através do respeito, dedicação e uma amizade verdadeira. Digo amizade verdadeira porque eu sinto que sou verdadeiro para os meus amigos, digo-lhes as verdades por mais duras que sejam, quer eles gostem ou não. Acredito piamente que não tenho só cinco grandes amigos como muitos dizem, tenho muitos mesmo e sei que me respeitam e me dizem as verdades na cara. É para ouvir as verdades que os amo e que quero estar com eles, não gosto que me soprem ao ouvido aquilo que quero ouvir.
No plano profissional sempre tive mais respeito por quem sabe liderar sem pisar os outros, quem sabe ensinar sem ter medo de ser ultrapassado e acima de tudo quem sabe respeitar hierarquias sem ter medo de ser o aguadeiro de um local de trabalho. Detesto pessoas que pelo mesmo trabalho ao Manel dizem sempre perfeito,ao Chico que fez exactamente igual dizem que podia estar melhor e mais tarde dizem para fazeres assim ou assado que fica bem melhor. Esses são os que mais receio tem de perder o seu poleiro, rebaixar não é ensinar, instigar é ter medo de que surja alguém melhor e não ensinar é ser-se mau profissional e nisso conheço muita gente. No fundo essas pessoas andam sempre com duas fraldas pois se tu te insurgires contra elas vão ter de muda-la mais cedo ou mais tarde. Se nós não formos bons para nós mesmos quem o será, acho que não vai ser ninguém. Quando alguém nos tenta pisar só nós temos a capacidade de fugir da pisadela e não outros, só nós temos a capacidade de dizer basta, de invertermos a situação.Por mais em baixo que esteja a nossa auto-estima devemos sempre saber que só nós temos a capacidade de aumentá-la mesmo com ajuda de terceiros pois se não o fizermos vai existir sempre gente que se vai aproveitar na nossa insegurança e assim ficamos sempre com medos de poder arriscar ou chegar ao próximo passo.
Uma boa semana para todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário