terça-feira, 9 de outubro de 2012

Homem estátua

A primeira vez que realmente achei que ser homem estátua era uma arte que não estava ao alcance de todos foi quando fui a Barcelona em lazer. Quem por lá passou sabe do que estou a falar, é realmente bonito de observar. Os temas escolhidos pelos artistas são dos mais variados, os que mais me impressionam são aqueles em que o artista fica suspenso dando a sensação que está a levitar. No outro dia estava a passar de carro na Praça do Comércio em Lisboa e fiquei deveras impressionado com o homem estátua que parecia que estava a levitar mas ao mesmo tempo não estava. Sei que é muito difícil de tentar perceber, o artista estava numa posição estática entre dois pilares que delimitam o passeio da estrada, entretanto soltava um movimento brusco tipo Usain Bolt aquando das suas vitórias nas provas em que participa.
Este foi o melhor exemplo que vos consegui dar pois não me ocorre nada de mais pratico para exemplificar tal movimento.
A vestimenta do senhor de primeira classe, trabalhada em cada pormenor, desde o calçado até à fita do cabelo.
Depois de o ter visto, fui o caminho todo a pensar porque será que ele escolheu Lisboa e não Barcelona para mostrar esta arte ao mundo. Cheguei á conclusão que o que ele queria trazer a Lisboa era mesmo o próprio Barcelona e isso meus caros ninguém lhe poderá tirar, consegui-o sem tirar nem pôr.
Esqueci-me de referir que como apreciador desta arte só não concordo com as luvas brancas e as sandálias, penso que não combinam com o seu fato, de resto nada tenho a apontar ao homem estátua do momento.
No entanto as sandálias dão um toque Romano ao fato, tipo Coliseu de Roma e isso faz-me lembrar um Gladiador. Por isso tenho a dizer que as sandálias são um mal menor.
Não sei se ele continua no ramo mas se for de novo à Praça do Comércio não lhe vou deixar o prato de prata vazio.

4 comentários:

  1. O Blog está Mto BOm Magnata :)



    ResponderEliminar
  2. Caro Magnata
    Barcelona é hoje uma da capital das estátuas vivas mas foi um portugues que tudo lá começo em 1987, eu mesmo! hoje 25 anos passados continuo a inovar e ainda há menos de um mês bati mais um record mundial, desta vez fazendo estátua em levitação, arte em que sou também pioneiro com mais de 10 estruturas de levitação criadas. Perdoe a imodéstia mas muito do que há lá fora fomos nós portugueses reponsáveis, é pena que aqui sejamos nada apoiados. Eu continuo na luta.
    Cumprimentos

    https://www.facebook.com/humanstatue
    www.staticman.org

    ResponderEliminar
  3. De todos os comentário que tive no Blog o seu foi o que mais me motivou, digo-lhe isto porque ainda estou a "aprender" a ser Blogger. Adoro as estátuas vivas e ainda bem que o record mundial é nosso. Não acho que seja imodéstia da sua parte, acho antes que casos como o seu deviam ser valorizados e premiados nas mais altas instâncias da Cultura Portuguesa.
    Muito obrigado por ler o Blog e em especial este Post. Se me permite irei divulgar o seu trabalho na minha página de Facebook.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar