terça-feira, 23 de outubro de 2012

Loja de valores

Como eu adorava que os valores se comprassem nos hipermercados. Que as prateleiras estivessem repletas deles. Que muitos nem tivessem prazo de validade como qualquer produto alimentar.
Hoje olho para os meus valores, aqueles que me foram incutidos pela minha família, pelos meus amigos, por quem passou por mim vagamente, pelo meu trabalho e até por aqueles que não conheço de lado nenhum mas que de alguma maneira me tocaram.
Os valores morais, humanos e éticos são coisas que existem, mesmo de verdade, eu não minto.
Os valores estão espalhados por todo o lado, podemos não nos aperceber mas eles são como um vírus social, estão em todo o lado e em todas as pessoas.
Parece também que as pessoas deixaram de consumir este "alimento primário" e passaram a consumir somente "caviar". Espero que me tenha feito entender na minha ultima frase.
Acho que muitos devem certamente pensar como eu e isto irrita-me profundamente, muitas vezes fico mesmo triste.
Uma vez fiz uma experiência quando fui correr para o Monsanto, por cada pessoa que passava durante a minha corrida dizia bom dia. Não que isto seja uma prova concisa da questão mas eu dou muita importância a esta pequena coisa de ser bem educado e sociável. O incrível desta história é que maior parte das pessoas retribuiu, muitas até com um sorriso enorme de espanto mas poucas tomaram a iniciativa de fazê-lo primeiro que eu.
Outra gira é quando o fazemos no nosso prédio, eu por acaso não tenho razões de queixa mas já morei noutros sitios que não me respondiam ao linear bom dia, estranho, muito estranho mesmo.
O eu sou melhor que outro de qualquer maneira também me intriga bastante. Na minha profissão tenho visto casos extremistas, quase uma Al Qaeda dos valores mas ao contrário, terrorismo puro de valores. O pior é que isto está a transformar um simples valor que se chama humildade em vaidade pura. Um exemplo, o Cristiano Ronaldo é mesmo bom, prova-o todos os dias no seu trabalho, nesse eu até posso concordar com a arrogância de dizer que é bom, se o rapaz faz por ser arrogante temos de o comer quer concordemos ou não, podemos é não gostar e isso é diferente. Posso dar outro exemplo, o Pedro Bidarra, muitos não conhecem, é um director criativo de publicidade, é um autentico arrogante mas é muito bom naquilo que faz. Um autêntico guru no mundo publicitário. Com isto não quer dizer que não tenham valores, antes pelo contrario. Tem mais porque são autênticos, genuínos, não escondem o que são. Aos outros que querem ser o que não conseguem, por amor de Deus consumam valores. Não é difícil e a vossa vida vai certamente sentir uma aumento na qualidade de vida, quase como uma lufada de ar fresco pois eu acho que todos juntos conseguimos, exactamente como um vírus, propagando-se por todos nós. Acho que de todos os problemas que atravessamos no nosso pequeno País este seja o que mais nos convinha adquirir, os valores que outrora eram quase tão necessários como ir à missa de domingo são novamente requisitados pela sociedade para um Portugal com futuro.
Aos que prezam os Valores por favor espalhem a palavra, cuspam tudo o que de bom existe dentro de vós pois o vosso País precisa de uma luta profunda contra estes terroristas anti-valores.

Alguns deles, para não se perderem no submundo dos valores.

Sem comentários:

Enviar um comentário